Movimento fraco…

Oi, pessoal. A tirinha de hoje é também um certo desabafo. Em um ano de tirinhas, o acesso tem sido relativamente fraco e os comentários também.

Acho que parte do “mérito” é meu. Se a tira não vale o comentário, não comente, não recomende e tudo certo.

Mas peço a quem gostar do material, que dê se retorno, sejam em comentários no Twitter ou por aqui mesmo. É importante saber o que vocês tem gostado. Assim faço um trabalho melhor que não tem sentido sem vocês.

26 Respostas para “Movimento fraco…

  1. Fernando J. Marques

    Excelente! HAhaha…

  2. Os Langoliers do Stephen King. Que medo! (2)
    Abss!

  3. Ah menino, não pode pensar assim, faça pq gosta mas não pq espera um retorno.
    As pessoas as vezes não gostam de comentar mesmo. 😉

  4. Pingback: Tweets that mention Movimento fraco… « Os Passarinhos -- Topsy.com

  5. Quequeé isso? Traças ameaçando teu passarinho? Há de deixá-lo bem arejado e limpinho!

  6. @Rodolfo_Masca92

    Muito bom cara! =D

  7. ow!!! n tenho comentado mto pq n sou de falar tanto, mas já disse muitas vezes e repito:

    AMO SEU TRABALHO!!!

    essa tirinha é muito boa, embora uma maldade extrema rs

    continue sempre assim, e se quiser melhorar, melhore. pq aí vc ganha de vez o universo!!!

    e nao é só o DC (tá, parei… vou deixar as piadas pra quem é bom com elas ^^)

    De qualquer modo, Parabéns por 1 ano de passarinhos…

    Bjs

    Taty Ruiz / Lady Bigby

  8. Meu caro, Illa falou tudo: “Faça suas tirinhas porque lhe agrada”.

    Se você estiver apenas esperando retorno financeiro ou de acesso, as chances de qualquer empreitada dar errado são muito grandes.

    Outra coisa, em blog de tirinhas não tem muito o que se comentar, sinceramente. Quando eu acho alguma interessante eu compartilho no Google Reader, só isso.

    Talvez seria o caso de você, ao invés de esperar comentários, colocar um sistema de votação (com estrelinhas mesmo) que ai você iria vendo a reação do público que está lendo, se tão gostando ou não, as melhores, as piores, em fim.

    Você assumir publicamente que está triste com o pouco retorno e visitas é o primeiro passo pro fracasso.

    E olhe que não sou um blogueiro de sucesso, faço porque gosto, escrevo sobre cinema numa web entupida de sites com equipes gigantes e mesmo assim eu sinto um retorno, tenho um blog relativamente bem comentado mas, acredite ou não, nunca fiz por isso. Continuo escrevendo porque eu gosto.

    Espero ter ajudado.

    • Estevão Ribeiro

      Bem, vou aproveitar o comentário do da Ila e do Marcelo e dar uma resposa apenas.
      Acho que os dois tem razão quando falam em fazer o que te agrada e eu faço.
      Mas isso daqui não é um diário, não é uma coisa só para mim, sabe? Isso é feito para entreter os dois lados. Tanto quem faz quanto quem lê.

      Se um lado não se mexe, algo pode estar errado.
      Como mostrou hoje, não está. Leitores de tiras apenas não gostam muito de comentar.

      Existia alguma outra forma de saber disso? Sim, mas escolhi esta por ser uma forma honesta de mostrar o quanto significa a participação das pessoas que frequentam este blog.

      Não vejo fracasso em assumir certas posturas.
      E o esquema de estrelas é interessante.

      Muito obrigado pelos comentários!

      • É isso Estevão, se voce quer “sentir” o que seus leitores e fãs têm a dizer das suas tirinhas acredito que um sistema de pontução nos posts (tem plugins no wordpress para isso) seja a melhor maneira.

        Você pode ver como exemplo outros sites/blogs de tirinhas de ‘sucesso’ que às vezes nem espaço para comentários possuem.

        Quanto a visitação se você utilizar o Google Analystics dá pra medir direitinho e tomar iniciativas a partir dos resultados.

  9. Pois eu não perco uma, adoro, parabéns pelo trabalho maravilhoso!!!!

  10. Você tem como acompanhar os acessos realizados através dos feeds (rss/atom)? Eu não costumo entrar nos sites, vejo todos pelo Google Reader, então não sei se essas visitas são contabilizadas. Também não sou muito de comentar, só quando as tiras me despertam alguma questão crítica. Ainda assim, nem vale tanto a pena, já que não gera uma discussão que possa ser acompanhada, como em foruns ou listas de discussão.

    • Estevão Ribeiro

      Obrigado, não tinha pensado nisso.
      Viu? É bom ver os motivos que a galera não comenta. Isso não quer dizer que o blog não agrada… Valeu!

  11. Passarinhos não deveriam comer insetos ?
    Hector e Afonso deveriam fazer uma boquinha !!!

  12. Estevão,
    Acompanho seu trabalho desde o principio! Acesso seu blog toda semana, vibrei muito com a publicação de suas tiras no jornal, divulgo o blog para amigos, já até usei uma de suas tiras em uma de minhas aulas.
    Vc é muito querido por mim, meus amigos e meus alunos, não desanime, tudo vai dar certo!
    Abraços

  13. Hector, seu gordo, traça a traça aí!!!!

    [oi seu estevão!
    sou do tipo que não comenta mesmo =P mas retuito e compartilho às vezes sem ler…. as tirinhas são sempre boas, não tem como não gostar! ^^

    abraços!]

  14. Tamos sempre aqui, no escuro, mas acompanhando. E o esquema das estrelhinhas eh uma boa mesmo o/

  15. Retroceder nunca, render-se jamais!

    Eu mesmo não comento muito, mas tô sempre aqui lendo suas tirinhas.
    Não desista de nenhum de seus projetos, bro! Você tem muitos fãs por aqui, lembre-se disso!

    Abraço!

  16. Oi Estevão! Não pense assim. Leitor é assim mesmo: a gente lê, se diverte e…. não comenta! É q dá uma preguiiiiiiça. Sem contar q na maior parte das vezes a gente pensa q o comentário da gente é muito bobo, do tipo “gostei”, sem nada mais elaborado. E aí nem isso a gente posta, snif, snif. Mas quer saber? Aqui no trabalho eu tenho 4 homepages e o pessoal me goza pq 3 delas são de humor. Eu digo que eu preciso começar o dia rindo. Pois é, das 3 humorísticas, 1 delas é a sua. Então, obrigada por me fazer rir todo dia🙂

  17. Taí, deram uma boa idéia, ponha o Hector e o Afonso pra comerem as traças (hã…no sentido alimentar, que fique bem claro) numa próxima tirinha. Vai ser a vingança perfeita.

    E apóio o sistema das estrelinhas!

    Abs!

  18. Ahhh desculpa por ser uma fã com uma certa preguicinha de comentar. Gosto um tantão dos Passarinhos!! Venho ao blog todo dia, vou tentar comentar…Bjinhu

  19. Caro Estevão, as respostas do pessoal foram exemplares. Os leitores podem gostar e não comentar, como disse a Carla, para não ficar repetitivo ou dar uma resposta sem graça. E também acho que devemos exercitar nossos talentos independentemente do retorno. Sei que é difícil, mas blog é uma “caixinha de surpresas”. Há posts que não esperamos nada e de repente, eis que aparecem um monte de comentários; há outros que ficamos crentes que vão fazer “sucesso” e não aparece nem um spam😉 Eu mesmo já fiquei revoltado, mas passei a brincar com isso: na época da Copa, escrevi que “não iria postar nada para que a seleção não fosse humilhada na disputa pela audiência comigo”, entre outras piadas.
    Ainda no meu caso, o blog é um hobby: faço porque gosto, quero exercitar o que me dá prazer, minhas vocações são todas para as artes e quero descansar do meu emprego. Por isso, quando eu quiser parar eu paro, não aceito posts patrocinados para não ficar com o rabo preso e cansei do “fisiologismo blogueiro”, do tipo “comenta no meu blog que eu comento no seu”, “me linka que eu te linko no blogroll”. A vida é muito mais que isso, nem sabemos se daqui a uns 10 anos ainda vão existir blogs…
    Claro, se sua fonte de renda são as tirinhas e, por extensão, o blog, pode parecer frustrante a falta de comentários, mas não se deixe abater. Como já foi dito, nós adoramos seu trabalho (a sacada dos Bichinhos de Jardim, que também gosto muito, foi ótima). É por aí.

    Grande abraço e parabéns pelo aniversário do blog. Como diz o Hector no cabeçalho, temos que comemorar😉

  20. bah guri! E não é que as traças viraram tema para risadas?
    Adoro suas tirinhas!!!
    Beijukkka

Deixe uma resposta

